04 setembro 2006

Os Brasileiros e o Futebol


Depois da ridícula participação da maioria dos jogadores brasileiros na última Copa do Mundo da Alemanha e a humilhante derrota para a França, assistimos hoje a vitória por 3x0 sobre a Argentina, nossa tradicional rival.
É a renovada e jovem seleção brasileira, muito mais motivada, mostrando sua força e principalmente vontade de vencer.
O novo técnico Dunga, com muita simplicidade e sem alarde, demonstrou em campo o que todos os brasileiros já sabiam: a necessidade de se excluir jogadores sem comprometimento com o Brasil e com a vontade de vencer.
A seleção brasileira não pode ficar a mercê de jogadores e técnicos que, trabalhando no exterior, já atingiram valores de mercado muitíssimo além das suas verdadeiras qualidades técnicas, éticas e morais, valorizados em demasia por um poder multinacional paralelo que não se cansa de usufruir ganhos bilionários.
O nosso País é bastante rico em jovens e talentosos jogadores. Muitos ainda pouco conhecidos e valorizados, não comprometidos ainda com o capital internacional, que lutam por um lugar ao sol. São estes os que deveriam nos representar e não jogadores que tem compromissos com marcas, clubes ou vaidades pessoais.
Defendo uma seleção com jogadores talentosos e jamais com desligados deuses, que não toleram ser substituídos, mesmo quando não estão jogando absolutamente nada.
Gostei do trabalho do Dunga e do novo selecionado brasileiro neste amistoso com a Argentina. Creio que seja esse o caminho que deverá ser seguido.